THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sexta-feira, 6 de março de 2009

Educação Visual

Bom dia para mim e alguns, boa tarde para outros e boa noite para os restantes...
Vou publicar no meu bloguinho os trabalhos que já fiz até agora nas aulas de EV...




A sala de aula
perspectiva conica
perspectiva conica- casa
e o meu relogio swatch!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Língua Portuguesa

Aqui deixo os exercícios de L. Port. que a stora publicou no blog...

1. Identifica nas frases seguintes as conjunções e locuções coordenativas que encontrares.

1. Sei o nome da tua rua, no entanto não sou capaz de lá ir ter.
2. Nem ele me telefona nem eu o faço.
3. Tenho estudado todos os dias, portanto não preciso de ficar em casa no Sábado.
4. Aos Sábados, gosto de ouvir música e de passear.

2. Constrói frases complexas com sentido, juntando por meio da conjunção ou locução coordenativa adequada uma frase proposta na lista I com outra da lista II.
a. O automobilista conduzia a uma velocidade louca, no entanto ele não levou multa.
b. Deflagrou um incêndio no armazém, mas os bombeiros chegaram prontamente.
c. O Luís encontrou amigos no café, por isso ficaram a conversar até à meia-noite.
d. Nos dias de greve dos transportes anda-se a pé, nunca anda-se de taxi.
e. O sal em excesso faz mal à saúde, no entanto muitas pessoas preferem a comida salgada.

Geografia



Bom dia para mim e outros, boa tarde para alguns e boa noite para outros...






Vou deixar aqui o guião daquilo que vamos ter de fazer ao longo deste período em Geografia










Objectivos gerais do trabalho:
· Desenvolver a consciência da multiplicidade de dimensões a considerar na abordagem das alterações climáticas – ambiente/economia/Homem.


· Promover a formação de cidadãos participativos e críticos que cooperem activamente na procura de soluções, com vista ao desenvolvimento sustentável da Terra.






DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE GRUPO:



Tarefa 1 Formação dos grupos de trabalho.

Tarefa 2 Escolha dos Temas.

Tarefa 3 Preparação da apresentação, tendo em conta as competências definidas. Utilizar os recursos sugeridos.




Tarefa 4 Apresentação do trabalho à turma, recorrendo às TIC.




Grupo 1 – O Efeito de Estufa
Objectivos:
· Compreender o efeito de estufa como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o que é o efeito de estufa.
· Identificar as consequências do aumento do efeito de estufa.
· Mencionar possíveis soluções para minimizar o aumento do efeito de estufa.




Grupo 2 – A destruição da camada de ozono
Objectivos:
· Compreender a destruição da camada de ozono como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o papel da camada de ozono.
· Explicar o processo de destruição da camada de ozono.
· Identificar as consequências da destruição da camada de ozono.
· Apontar soluções para minimizar a destruição da camada de ozono.




Grupo 3 – A poluição atmosférica. As chuvas ácidas
Objectivos:
· Identificar as principais fontes de poluição do ar.
· Indicar os principais problemas decorrentes das diferentes formas de poluição.
· Compreender as chuvas ácidas como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o processo de formação das chuvas ácidas.
· Enumerar as principais consequências das chuvas ácidas.
· Identificar soluções para minimizar as chuvas ácidas.




Grupo 4 – O Clima urbano.
Objectivos:
· Identificar as principais características do clima urbano.
· Justificar as alterações das características e comportamentos dos elementos climáticos sobre as grandes cidades.
· Conhecer o ritmo de crescimento urbano nos Países Desenvolvidos e nos Países em Vias de Desenvolvimento.
· Relacionar o consumo nos Países Desenvolvidos e nos Países em Vias de Desenvolvimento com a produção de detritos.
· Identificar as causas da poluição urbana.
· Enumerar as consequências da poluição urbana para a saúde humana.
· Apontar soluções para minimizar as consequências da poluição urbana.




Grupo 5 – A Água na Terra. Poluição das águas superficiais e subterrâneas.


Objectivos:
· Conhecer a importância dos recursos hídricos para a vida na Terra.
· Conhecer a distribuição dos recursos hídricos.
· Constatar a desigual distribuição da água à superfície.
· Descrever o ciclo da água.
· Relacionar as disponibilidades hídricas das diferentes regiões com a distribuição dos principais tipos de clima.· Identificar as causas da poluição das águas superficiais e águas subterrâneas.
· Explicar os principais problemas que contribuem para a diminuição das reservas de água doce.
· Referir soluções para reduzir a poluição das águas superficiais e águas subterrâneas.




Grupo 6 – Poluição dos oceanos e dos mares. Erosão costeira.
Objectivos:
· Explicar o papel dos oceanos no equilíbrio do planeta.
· Identificar as causas da poluição dos oceanos e mares.
· Exemplificar os oceanos e mares que se encontram em risco.
· Mencionar as consequências da poluição dos oceanos e mares.
· Referir soluções para reduzir a poluição dos oceanos e mares.
· Enumerar as razões que justificam a atracção exercida pelo litoral.
· Referir as consequências da pressão humana sobre o litoral.
· Sugerir explicações que justifiquem as áreas de maior risco da costa portuguesa.
· Apontar soluções para reduzir a pressão humana sobre o litoral.



Grupo 7 – A Desflorestação.
Objectivos:

· Reconhecer a importância das florestas para a vida na Terra e para o equilíbrio do Planeta.
· Conhecer a distribuição da cobertura florestal a nível mundial.
· Conhecer a taxa de desflorestação anual no Mundo.
· Explicar o processo de desflorestação/ desertificação.
· Identificar as áreas florestais no Mundo que se encontram ameaçadas (Amazónia, floresta portuguesa).
· Enumerar as principais consequências da desflorestação/ desertificação.
· Apontar soluções para minimizar a desflorestação/desertificação.



Grupo 8 – A Redução da Biodiversidade.
Objectivos:
· Explicar a importância da biodiversidade para o equilíbrio do planeta.
· Identificar as áreas no mundo com maior biodiversidade.
· Conhecer o estado e o número de espécies em risco de extinção.
· Identificar os países com maior número de espécies em risco de extinção.
· Identificar as causas da redução da biodiversidade.
· Identificar as consequências da redução da biodiversidade.




Grupo 9 – Desenvolvimento sustentável
Objectivos:
· Explicar em que consiste a Pegada Ecológica.· Enumerar formas de conciliar o desenvolvimento com o equilíbrio ambiental.· Referir os principais protocolos internacionais.· Enumerar medidas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável.· Apresentar exemplos reais de instituições/iniciativas nesta área.












Toca a trabalhar...